segunda-feira, 4 de junho de 2012

Gol L (1º placa preta)



Um dos carros mais queridos do país recebeu a honra máxima entre os veículos antigos: a placa preta. Sucesso de vendas, esportivo, popular, marcado por séries especiais e muito carisma, o pequeno Volkswagen chegou mesmo a substituir o Fusca no coração dos brasileiros.

O clássico 1980 das fotos foi o primeiro exemplar a receber a honraria no país. Ele foi reemplacado simbolicamente pela Volkswagen do Brasil durante o Gol Fest, evento realizado em São Paulo no último mês de abril.

Me encontrei com Arnaldo, o proprietário, em um belo sábado de sol. Ele me contou que é o terceiro dono. “Duas irmãs compraram o veiculo zero-quilômetro e venderam para um conhecido em 2003, com 52.000 km. Esse, por sua vez, tinha um monte de carros e guardou-o em um galpão”, conta.

“O mais curioso é que ele se esqueceu do carro, tanto que quando comprei ele estava com os documentos atrasados e recibo de compra e venda com firma reconhecida em 2003, mas ainda em nome das irmãs”, ressalta. “Ele nunca usou e, como em 2008 começou a vender os automóveis, acabou levando o Gol ao sambódromo. Um amigo meu adquiriu o carro e, na manhã seguinte, nos encontramos e eu não pensei duas vezes, comprei na hora”, revela.

O passo seguinte foi a restauração. Como o estado geral era bom, o trabalho levou apenas duas semanas. “Dei apenas um banho de tinta, ele estava com cinco pneus originais, troquei 4 discos de freio, amortecedores, velas, cabos de vela, platinado, tampa do distribuidor, borracha do vidro dianteiro, e pára-choque traseiro”, diz.

O exemplar tem as chaves originais, manual e o mais interessante: o material de divulgação de imprensa na época do lançamento. “Rodei cerca de 20.000 km e já fui à maioria dos encontros do interior com ele”, conta. “Depois de um tempo coloquei um anúncio de venda na loja de um amigo, a Volkswagen surgiu no meu caminho e tudo isso que você pôde observar aconteceu”, diz.

Em um passeio rápido pude notar que o motor boxer ronca forte e enfrenta as ruas com disposição. Arnaldo, inclusive, já vendeu o carro para a própria montadora, que pretende deixá-lo em exposição permanente no museu da marca. O final feliz da história de um carro que participou da vida de milhões de pessoas

Creditos e Fonte:  http://www.garagemdobellote.com.br/2010/05/gol-l-1-placa-preta.html#ixzz1wsWXxRNi

Nenhum comentário:

Postar um comentário